Hospedagem

Quando um blogueiro decide montar seu blog na Web sempre fica em dúvida sobre qual plataforma escolher pois, normalmente, quem começa não tem muito conhecimento sobre ferramentas de publicação, SEO e outros termos que parecem grego aos olhos de um iniciante. Pensando nessas pessoas, resolvi juntar os pontos positivos e negativos relacionados as duas ferramentas mais conhecidas e utilizadas por blogueiros em geral, o WordPress e o Blogger.

Blogger (Blogspot):

O Blogger, costuma ser o preferido dos iniciantes, devido a sua interface bastente intuitiva, e somado ao fato de ser gratuita a criação de um Blog.Além disso, é um dos pioneiros na internet a oferecer este serviço.

-Pontos positivos:


É versátil e possui ferramentas muito boas com widgets editáveis. Também é possível inserir separadamente o código de HTML e JavaScript ou até mesmo flash, mantendo a integridade da página. Também podemos destacar a praticidade do arquivamento do histórico do arquivo, que pode colocar em modo hierárquico. Também pode-se editar o HTML da página, permitindo a total liberdade de edição de layouts. Além disso, ele se integra aos diversos serviços do Google, como o PicasaWeb, para o armazenamento de fotos.

Pontos negativos:

O suporte multi-página só é restrito a postagens, e não é possível criar páginas extras do tipo “sobre mim” ou “outras informações” e não possui a ferramenta de importação de postagens, o que torna a migração bastante massiva.Além disso,costuma nao indexar tào bem nos buscadores como o WordPress.A falta de plugins , que so existem no wordpress, também é um fator negativo grave, que faz com que muitos blogueiros tenham fugido para o wordpress.

WordPress:

Primeiramente, é importante separar as coisas.Existe atualmente o wordpress.com, que é uma plataforma para blogueiros iniciantes, onde um plano básico é de graça, mas há uma limitação no que você pode fazer em seu blog.Se quer recursos mais avançados, tem de assinar um plano que é cobrado anualmente.Já o WordPress.org, é o sistema do WordPress, que você instala no seu domínio, e tudo fica por sua responsabilidade,como hospedagem,configuração, plugins e etc.Porém, obviamente, voce tem possibilidades infitas de customização de tudo.

-Pontos positivos:

Possui o grande diferencial em ter suporte multi-pagina, permitindo que crie páginas extras além das postagens, além de ter a maior variedade de ferramentas para o blog, com o uso de plugins, existem mais de 3 mil, com funcões variadas, que vào desde otimizar o SEO da sua página, até transformar seu blog em uma loja virtual.Além disso, para quem já tem conhecimento, as possibilidades da ferramenta são quase infintas, no que diz respeito a otimização do seu site.

Pontos negativos:

Mesmo que você já tenha certo conhecimento de internet, terá que perder um tempinho aprendendo sobre a ferramenta até pegar o jeito.Além disso, terá de se preocupar com os custos de hospedagem do site, bem como o registro do domínio.Se seu blog crescer demais, terá que se preocupar também em encontrar uma hospedagem que aguente o tráfego que seu blog gera, ou terá de investir em um servidor dedicado.

Conclusão

Embora você provavelmente esteja esperando uma resposta mais simple, do tipo:use esse, ou use aquele, o fato é que não há como dizer qual sistema é melhor.Isso depende muito do foco de cada escritor. Pra quem encara o blog como hobby, o Blogger é mais do que suficiente. Agora se é coisa é feita com um pouco mais de profissionalismo e existe uma preocupação com SEO, ganhar dinheiro com o blog e web analytics com certeza o WordPress é a melhor opção.

Isso não significa que o Blogger não pode ser usado profissionalmente, mas é que no WordPress as coisas são feitas com muito mais facilidade. Você pode definir parâmetros exclusivos pra cada post, criar páginas fixas, contar com uma documentação online completíssima e uma biblioteca com mais de 3mil plugins.